São asas que eu nunca pude usar.

Um diário. Um desejo. Um desabafo. Um desaforo. Um suor que escorre do coração aos dedos. Uma insônia que atormenta. Um medo, que transborda. Pensamentos que reviram e remexem e acabam vindo parar aqui.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Inadequada

Eu sei que, antes mesmo de eu nascer, você sonhou com alguém que falasse baixo, sentasse adequadamente à mesa e comesse verduras, que fosse a igreja aos domingos, que andasse com os dedos dos pés flexionados e bumbum encaixado, que nunca ousasse pintar forte com o lápis de cor. Eu sei que você se perguntou quantos namorados eu iria ter. Que não fossem muitos, mas que não fosse nenhum, todo mundo dizia que eu iria "dar trabalho", toda menina ouve isso. Mas que no fundo cogitou e torceu, pra que, quem sabe, minha vocação fosse ser freira. Eu sei que ficou irritada com o meu primeiro e passageiro namorado e que ficou decepcionada quando viu que, pelo visto, seria o único, e mais ainda quando percebeu que minha vocação nunca passou tão longe do celibato. Eu sei que você imaginou meu casamento e os filhos que viriam após, todos nascidos do meu ventre, conforme a vontade do teu Deus. Eu sei que você moldou sua vida de tal forma, que somente alguém cuja felicidade devota fosse tamanha, que pudesse ecoar em suas hereditárias paredes de concreto e aço pintadas de rosa. Mas eu vim toda ao avesso, você diz que eu sou toda o contrário. Eu ando saltitante e vivo torcendo o pé. Me bato em todos os móveis e tenho horror a delimitações. Eu me sujo de comida e nem sempre estou feliz o suficiente pra sorrir. Sim, eu sou a realidade que bateu na tua porta nua e escandalosa. Sou a fofoca da vizinhança. Aquela poesia profana que você se sente obrigada a ler. Meu amor é revolucionário e meus filhos nasceram do mundo. Sim, eu sou toda heresia. Mas, ah se você soubesse... O quanto tem de grito entalado na minha garganta e quanto há de felicidade guardada no meu peito desde que descobri que eu não sou inadequada no mundo todo apesar de ser inadequada no teu, que eu não preciso ter medo de ser assim tão como eu sou, porque eu fui feita pra carregar o pecado de não ser nada como você e não há problemas nisso quando se aprende a cuspir as mágoas que envenenam o coração e encontrar paz interna em plena confusão mundana, é o que eu desejo pra mim e é o que eu desejo pra você: paz diante do que não podemos mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Psiu, deixe um comentário! ♥